Cine Geocracia: 4 filmes e séries que exploram o tema da geoinformação

Imagem: Divulgação – Netflix

O mote da tecnologia versus o ser humano sempre deu bons enredos para filmes e séries. Quem não se lembra do célebre 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick? Ou, se voltarmos aos primórdios do cinema, esse drama já estava lá em Metropolis, de Fritz Lang, e até mesmo em Tempos Modernos, de Charles Chaplin.

Atualmente, com as infinitas possibilidades proporcionadas pela proliferação de dispositivos geolocalizados conectados na rede global e suas implicações sobre a privacidade e a segurança das pessoas, o assunto ganhou novas proporções e boas opções nas telas e telinhas. Aqui vão quatro produções interessantes disponíveis nas plataformas de streaming para conferir nesses dias de feriados concentrados.

The One

Co-produção britânica e norte-americana, a série acaba de estrear no Netflix (foto de capa) com o intrigante tema dos relacionamentos em tempos de geoinformação e exposição de dados pessoais. A história gira em torno de uma empresa que se torna alvo das atenções após ficar multimilionária com um aplicativo que promete entregar o par perfeito a cada pessoa. A promessa baseia-se na compatibilidade de certos segmentos do DNA, cujas amostras vêm de fios de cabelos enviados pelos próprios clientes do app.

O Dilema das Redes

Imagem: Divulgação – Netflix

Documentário do Netflix lançado em 2020, The Social Dilemma (no original) expõe os bastidores das grandes big tech como Google, Facebook, Twitter e YouTube. Ex-executivos dessas plataformas e especialistas falam sobre os dilemas morais de uma indústria que apela a estratégias de manipulação de emoções e comportamentos baseadas em algoritmos.

Pessoa de Interesse

Imagem: Divulgação – Globoplay

Transmitida no canal Globoplay, Person of Interest (no original) tem cinco temporadas gravadas entre 2011 e 2016 e reflete o ambiente de forte controle de segurança em Nova Iorque, após os atentados de 11 de setembro. Apesar de algumas cenas de ação típicas de 007 (às vezes dispensáveis), a série explora muito bem a ameaça à privacidade do indivíduo por sistemas de inteligência artificial que praticamente controlam a vida de todos os habitantes, usando vigilância por smartphones, câmeras e outros equipamentos privados e públicos espalhados por qualquer cidade, hoje em dia.

O Céu da Meia-noite

Imagem: Divulgação – Netflix

Disponível na Netflix, The Midnight Sky (no original) é produzido, dirigido e estrelado por George Clooney. O filme conta a história de uma base isolada no Ártico prestes a ser engolida por um cataclismo pandêmico e o drama da tripulação de uma nave espacial rumando a uma lua habitável de Júpiter com o objetivo de criar um novo lar para os humanos. Clooney intepreta um famoso astrofísico que se torna o único ponto de contato entre a terra e a nave – uma referência de orientação para seus tripulantes, que têm a difícil escolha entre seguir viagem ou voltar para um planeta condenado.

Post Author: Geocracia