Cine Geocracia: 4 filmes e séries que exploram o tema da geoinformação

Imagem: Divulgação – Netflix

O mote da tecnologia versus o ser humano sempre deu bons enredos para filmes e séries. Quem não se lembra do célebre 2001 – Uma Odisseia no Espaço, de Stanley Kubrick? Ou, se voltarmos aos primórdios do cinema, esse drama já estava lá em Metropolis, de Fritz Lang, e até mesmo em Tempos Modernos, de Charles Chaplin.

Atualmente, com as infinitas possibilidades proporcionadas pela proliferação de dispositivos geolocalizados conectados na rede global e suas implicações sobre a privacidade e a segurança das pessoas, o assunto ganhou novas proporções e boas opções nas telas e telinhas. Aqui vão quatro produções interessantes disponíveis nas plataformas de streaming para conferir nesses dias de feriados concentrados.

The One

Co-produção britânica e norte-americana, a série acaba de estrear no Netflix (foto de capa) com o intrigante tema dos relacionamentos em tempos de geoinformação e exposição de dados pessoais. A história gira em torno de uma empresa que se torna alvo das atenções após ficar multimilionária com um aplicativo que promete entregar o par perfeito a cada pessoa. A promessa baseia-se na compatibilidade de certos segmentos do DNA, cujas amostras vêm de fios de cabelos enviados pelos próprios clientes do app.

O Dilema das Redes

Imagem: Divulgação – Netflix

Documentário do Netflix lançado em 2020, The Social Dilemma (no original) expõe os bastidores das grandes big tech como Google, Facebook, Twitter e YouTube. Ex-executivos dessas plataformas e especialistas falam sobre os dilemas morais de uma indústria que apela a estratégias de manipulação de emoções e comportamentos baseadas em algoritmos.

Pessoa de Interesse

Imagem: Divulgação – Globoplay

Transmitida no canal Globoplay, Person of Interest (no original) tem cinco temporadas gravadas entre 2011 e 2016 e reflete o ambiente de forte controle de segurança em Nova Iorque, após os atentados de 11 de setembro. Apesar de algumas cenas de ação típicas de 007 (às vezes dispensáveis), a série explora muito bem a ameaça à privacidade do indivíduo por sistemas de inteligência artificial que praticamente controlam a vida de todos os habitantes, usando vigilância por smartphones, câmeras e outros equipamentos privados e públicos espalhados por qualquer cidade, hoje em dia.

O Céu da Meia-noite

Imagem: Divulgação – Netflix

Disponível na Netflix, The Midnight Sky (no original) é produzido, dirigido e estrelado por George Clooney. O filme conta a história de uma base isolada no Ártico prestes a ser engolida por um cataclismo pandêmico e o drama da tripulação de uma nave espacial rumando a uma lua habitável de Júpiter com o objetivo de criar um novo lar para os humanos. Clooney intepreta um famoso astrofísico que se torna o único ponto de contato entre a terra e a nave – uma referência de orientação para seus tripulantes, que têm a difícil escolha entre seguir viagem ou voltar para um planeta condenado.

Veja também

Agro e Ambiental

Quase 800 novas cavernas encontradas e registradas no Brasil em 2022

O catálogo de cavernas do Brasil contou com uma grande expansão no ano de 2022. Quase 800 novas formações rochosas foram registradas no ano passado, descobertas realizadas por pesquisadores de locais esculpidos naturalmente pela água durante milhares de anos. Luciano Faria, um espeleólogo (estudioso das cavernas) e pesquisador brasileiro, afirmou,

Não perca as notícias de geoinformação