Conheça o trabalho de aerofotogrametria realizado pelo Instituto de Cartografia Aeronáutica

O Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), organização subordinada ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), tem a missão de disponibilizar para a comunidade aeronáutica os dados de terreno e obstáculos dos principais aeroportos do Brasil.


A coleta desses dados é realizada através de um levantamento aerofotogramétrico, que é um dos métodos utilizados para fazer o mapeamento da superfície terrestre. O voo é realizado por uma aeronave, na qual é acoplada uma câmera que cobre toda a área a ser mapeada. A partir das imagens tiradas através desse aerolevantamento é feito uma interpretação dos dados para obter a informação do terreno e dos obstáculos.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Empresas americanas e canadenses vão operar lançamentos a partir de Alcântara

Centro de Geoinformação do Exército conclui trabalho pioneiro na Bahia

SisGEODEF vai unificar e padronizar dados geoespaciais para Ministério da Defesa

Segundo a Chefe da Seção de Gerenciamento de Dados de Terreno e Obstáculos do ICA, Tenente Engenheira Cartógrafa Priscila Negrão, esses dados são referentes às informações sobre as características físicas do terreno e dos obstáculos no entorno de um aeroporto ou pista de pouso, que são coletados e compilados em uma base de dados cartográficos para garantir a segurança das operações aéreas.


“Esses dados incluem informações sobre a elevação do terreno, de montanhas, de edifícios, de torres, de árvores, de postes de energia elétrica e de outros objetos que possam interferir no espaço aéreo ao redor do aeroporto”, pontuou a Oficial.


No ICA, a análise dos obstáculos é realizada em 3D, utilizando software e hardware apropriados, com o intuito de ter uma produção de base precisa e confiável para posterior divulgação. “Os dados de terreno e obstáculos são essenciais para a navegação aérea. É um trabalho que requer muita responsabilidade, conhecimento técnico e atenção ao fazer a análise e identificação dessas informações”, acrescentou a Tenente Priscila.


Esses dados são disponibilizados no Portal GeoAISWEB, que está disponível na internet para acesso pelo usuário, seja do Brasil ou de outro país.

Instituto de Cartografia Aeronáutica


O ICA é a única organização brasileira responsável por planejar, gerenciar, controlar e executar as atividades relacionadas com a cartografia aeronáutica, com as informações aeronáuticas, com a elaboração de procedimentos de navegação aérea e concepção do espaço aéreo.

Pelo ICA

Veja também

Agro e Ambiental

Inpe, Inmet e Censipam se integram e criam Sistema Nacional de Meteorologia

Anunciada nesta segunda-feira (03) a criação do Sistema Nacional de Meteorologia, integrando as atividades do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam). O Inmet passa a ser, agora, o grande integrador da meteorologia no

Não perca as notícias de geoinformação