Grande Lisboa disponibiliza dados abertos no portal Dados.Gov

A Área Metropolitana de Lisboa (AML) passou a disponibilizar dados em tempo real nas áreas do ambiente e do desenvolvimento territorial através do Portal Nacional Dados.Gov. Entre os conjuntos agora acessíveis estão o Atlas Digital, o Plano Metropolitano de Adaptação às Alterações Climáticas e a Rede de monitorização e alerta meteorológico metropolitano, numa aposta em tornar a administração pública mais aberta, transparente e colaborativa.

Os dados do Atlas Digital e do Plano de Adaptação incluem informação georreferenciada e documentação de enquadramento, enquanto a Rede de monitorização disponibiliza, em tempo real, indicadores meteorológicos no site Clima.AML e também via API. A iniciativa pretende facilitar o acesso da sociedade civil, empresas e investigadores a informação essencial para decisões mais sustentadas no território metropolitano.

Receba todas as informações da Geocracia pelo WhatsApp

A disponibilização destes dados reforça a confiança nas instituições públicas e estimula a inovação, permitindo a criação de novos serviços e aplicações e apoiando a formulação de políticas públicas. A medida está alinhada com a Lei n.º 68/2021, que transpõe a Diretiva Europeia dos Dados Abertos, e que define que a informação deve ser desde logo concebida para ser aberta, acessível, interoperável e reutilizável, preferencialmente através do portal dados.gov.pt.

Integrada na Estratégia Nacional para a Transformação Digital da Administração Pública, a ação da AML insere-se no projeto “AML – Região Inteligente”, aprovado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e financiado integralmente pelo Mecanismo de Recuperação e Resiliência da União Europeia. O investimento inicial é de 1,602 milhões de euros, reforçando o compromisso da região com a modernização digital e a partilha de informação pública de elevado valor social e económico.

Veja também