INPE e UNIFEI firmam acordo sobre estudos de clima espacial e tecnologia para o setor elétrico

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) formalizou acordo com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) para estudos sobre clima espacial e desenvolvimento de tecnologia para monitoramento em tempo real de Correntes Geomagneticamente Induzidas (GICs) em subestações de alta tensão.

O protocolo de intenções foi assinado no dia 7 de julho entre a Divisão de Clima Espacial do INPE e o Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica (PPG-EEL) da UNIFEI, por meio do Laboratório de Telecomunicações e Internet das Coisas (LabTel & LabIoT).

O protocolo estabelece a cooperação entre pesquisadores, docentes, bolsistas e estudantes do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro de Clima Espacial (EMBRACE) e do PPG-EEL. A colaboração deve fortalecer pesquisas sobre correntes induzidas por tempestades geomagnéticas e sistemas de potência e eletromagnetismo, promovendo o desenvolvimento de soluções tecnológicas voltadas à segurança e eficiência do setor elétrico brasileiro. A iniciativa tem origem no projeto de pesquisa da pós-doutoranda Karen V. Espinosa Sarmiento, vinculada ao Programa Institucional de Pós-doutorado (PIPD) do INPE, no curso de Geofísica Espacial, e viabiliza o desenvolvimento da dissertação de mestrado de Christian Lamin, aluno do PPG-EEL, orientado pelos professores Danilo Spadotti e Karen Sarmiento, da UNIFEI.

Veja também

Geo e Legislação

TRT-GO adota recurso visual para interpretar dados de localização

O Tribunal Regional do Trabalho da 18ª Região (TRT-GO) incorporou recentemente uma ferramenta tecnológica que permite transformar dados de geolocalização em representações visuais compreensíveis, com o objetivo de apoiar a análise de provas digitais em processos judiciais. Desenvolvido pelo TRT da 12ª Região (SC), o sistema Véritas é utilizado para