Lançado Mapa das Periferias com dados sobre favelas e comunidades

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), lançou semana passada o Mapa das Periferias, uma iniciativa inovadora para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento de ações em territórios periféricos, a partir de dados coletados e sistematizados em um geoportal interativo.

A iniciativa é uma parceria entre a SNP e a Fiocruz, viabilizada através de um Termo de Execução Descentralizada que teve início em outubro de 2023 e terá uma duração total de dois anos. O projeto tem como objetivo prover e produzir dados para o desenvolvimento socioterritorial das comunidades; visibilizar iniciativas locais que já acontecem ao redor do país, fortalecendo a luta por justiça social; e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para territórios periféricos.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Rondônia lança GeoPortal, plataforma de compartilhamento de geoinformações estaduais

Intermat lançou Portal de Dados Cartográficos

Honduras: ICF lança Geoportal para compartilhamento de informações em ciências espaciais

A ação, que está estruturada a partir de cinco eixos principais – geotecnologia, urbanismo, tecnologia da informação, comunicação e mobilização – está em processo de desenvolvimento contínuo, e será construída de forma colaborativa com setores diversos como órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de ensino e pesquisa e, principalmente, a população periférica.

“Essa é a primeira vez que um geoportal se dedica a sistematizar de maneira unificada dados diversos e concretos sobre as periferias, trazendo não só as vulnerabilidades dessas localidades, mas também suas potencialidades, ações inovadoras que já acontecem em favelas e comunidades urbanas ao redor do Brasil e que estão transformando realidades diariamente”, afirma Guilherme Simões, Secretário Nacional de Periferias.

A versão inicial do Mapa das Periferias está disponível para consulta da população através do endereço https://mapadasperiferias.cidades.gov.br.

Por Gov.br

Veja também

Geo e Legislação

IBGE lançou 82º Anuário Estatístico do Brasil

Como parte das comemorações dos seus 87 anos, o IBGE lançou no Dia do Geógrafo (29) mais uma edição do Anuário Estatístico do Brasil (AEB), com indicadores demográficos e sociais coletados pelo próprio Instituto ao longo de 2022, bem como estatísticas econômicas e macroeconômicas de fontes externas. Este 82º anuário

Infra e Cidades

Caraguatatuba faz mapeamento terrestre 360º para gestão da Geoinformação

Desde o dia 10 de setembro, a empresa Geopixel está realizando o mapeamento móvel terrestre 360º (streetview) de vias e logradouros públicos, além de áreas de acesso comum em condomínios de Caraguatatuba, no litoral de São Paulo. A iniciativa marca o início da segunda fase do Sistema Municipal para Gestão

Não perca as notícias de geoinformação