Lançado Mapa das Periferias com dados sobre favelas e comunidades

O Ministério das Cidades, através da Secretaria Nacional de Periferias (SNP), lançou semana passada o Mapa das Periferias, uma iniciativa inovadora para a formulação de políticas públicas e o fortalecimento de ações em territórios periféricos, a partir de dados coletados e sistematizados em um geoportal interativo.

A iniciativa é uma parceria entre a SNP e a Fiocruz, viabilizada através de um Termo de Execução Descentralizada que teve início em outubro de 2023 e terá uma duração total de dois anos. O projeto tem como objetivo prover e produzir dados para o desenvolvimento socioterritorial das comunidades; visibilizar iniciativas locais que já acontecem ao redor do país, fortalecendo a luta por justiça social; e subsidiar a formulação de políticas públicas voltadas para territórios periféricos.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Rondônia lança GeoPortal, plataforma de compartilhamento de geoinformações estaduais

Intermat lançou Portal de Dados Cartográficos

Honduras: ICF lança Geoportal para compartilhamento de informações em ciências espaciais

A ação, que está estruturada a partir de cinco eixos principais – geotecnologia, urbanismo, tecnologia da informação, comunicação e mobilização – está em processo de desenvolvimento contínuo, e será construída de forma colaborativa com setores diversos como órgãos governamentais, organizações da sociedade civil, institutos de ensino e pesquisa e, principalmente, a população periférica.

“Essa é a primeira vez que um geoportal se dedica a sistematizar de maneira unificada dados diversos e concretos sobre as periferias, trazendo não só as vulnerabilidades dessas localidades, mas também suas potencialidades, ações inovadoras que já acontecem em favelas e comunidades urbanas ao redor do Brasil e que estão transformando realidades diariamente”, afirma Guilherme Simões, Secretário Nacional de Periferias.

A versão inicial do Mapa das Periferias está disponível para consulta da população através do endereço https://mapadasperiferias.cidades.gov.br.

Por Gov.br

Veja também

Infra e Cidades

Satélites ajudam elétricas a implantar smart grids na AL

Em artigo para a revista Infor Channel, Steven Tompkins, diretor de Desenvolvimento de Mercado da Inmarsat Enterprise, mostra os avanços que o setor elétrico da América Latina está fazendo em termos das chamadas smart grids, que utilizam automação e tecnologia IoT para acompanhar e controlar redes elétricas em tempo real.

Não perca as notícias de geoinformação