Publicada as séries temporais de redes geodésicas pelo IBGE

O IBGE lançou as séries temporais da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia. A Geodésia é a ciência capaz de medir posições e as variações que ocorrem na superfície terrestre de maneira precisa, as duas redes geodésicas ativas operadas pelo IBGE monitoram as variações que ocorrem tridimensionalmente em um ponto da superfície terrestre, assim como as variações que ocorrem no nível do mar, produzindo assim respectivas séries temporais ou séries históricas.

As séries temporais consolidadas da RMPG são atualizadas anualmente de acordo com os critérios adotados no relatório “Monitoramento da variação do Nível Médio do Mar nas Estações da Rede Maregráfica Permanente para Geodésia – RMPG 2001 – 2020 “. A série única para cada Estação Maregráfica é gerada a partir dos dados diários disponibilizados pelo IBGE em sua página, incluindo as devidas correções de falha instrumental e altura de referência dos sensores (offset). As séries temporais da variação do nível médio do mar obtidas no período de julho de 2001 a dezembro de 2023, podem ser acessadas no link disponível aqui.

As estações da RMPG, compostas por seis estações maregráficas que monitoram as diferenças entre os níveis médios locais atuais e o datum vertical, também integram o Sistema Global de Observação do Nível do Mar (GLOSS), coordenado no Brasil pela Diretoria de Hidrografia e Navegação (DHN) da Marinha do Brasil e são fundamentais para a cartografia, engenharia costeira e estudos de modernização das altitudes brasileiras. As informações são transmitidas quase em tempo real (a cada cinco minutos) e contribuem diretamente para a sub-rede de Alerta de Tsunamis no Caribe.

As estações da RBMC, que fazem parte da Rede de Referência Regional SIRGAS-CON (Sistema de Referência Geodésico para as Américas), são uma parceria entre os países americanos e é uma das redes mais precisas do mundo, possibilitando o monitoramento contínuo das coordenadas das estações. Por meio do processamento semanal, é possível identificar deslocamentos locais e regionais, como o movimento das placas tectônicas e variações altimétricas causadas pela carga hidrológica na Amazônia. Esses movimentos ou variações são representados através das séries temporais das coordenadas, disponíveis no link: Centro de Processamento SIRGAS – IBGE.

“como parte do projeto estratégico de ampliação da RBMC, há previsão de inauguração de mais duas estações em 2025, focando os principais arranjos populacionais do país. Além disso, a expansão da rede continua mesmo fora do escopo do projeto, com estações lançadas pelo IBGE ou por terceiros, atendendo estrategicamente às demandas da geodésia no Brasil”, afirmou Guiderlan Mantovani.

Por IBGE

Veja também

Agro e Ambiental

Missões espaciais já podem ter certificado de sustentabilidade

Já está disponível, em caráter voluntário, a primeira SSR (em inglês, Classificação de Sustentabilidade Espacial) com o objetivo de reduzir os riscos de colisões, a geração de detritos e garantir que as missões espaciais, cada vez mais frequentes, sejam gerenciadas de forma segura e sustentável. Desenvolvida nos últimos dois anos pelo

Não perca as notícias de geoinformação