Mariana Grilli, para o UOL, escreve que o Cadastro Ambiental Rural (CAR) passará a contar com um novo módulo com funcionamento semelhante ao do imposto de renda. Segundo o Ministério do Meio Ambiente, o objetivo é melhorar a qualidade das informações inseridas na plataforma, permitir cruzamentos automáticos com outras bases de dados do governo e simplificar o preenchimento para proprietários e possuidores de imóveis rurais. A iniciativa busca tornar o sistema mais eficiente e confiável, integrando inteligência na gestão ambiental.
Além dessa reformulação, estão em desenvolvimento quatro novos módulos em parceria com o Serviço Florestal Brasileiro, incluindo funcionalidades voltadas à compensação de Reserva Legal e à emissão de Cotas de Reserva Ambiental. Esses aprimoramentos visam fortalecer o papel do CAR no ciclo da política de regularização ambiental e contribuir para o cumprimento das metas climáticas assumidas pelo Brasil nas conferências do clima (COPs). Na semana passada, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura encaminhou aos ministérios da Gestão e do Meio Ambiente um documento com 12 propostas para erradicar o desmatamento até 2030.
Segundo Ane Alencar, colíder da Força-Tarefa Combate ao Desmatamento da Coalizão, a efetiva implementação do Código Florestal é essencial para combater o desmatamento ilegal e garantir maior transparência sobre as condições de produção no território nacional. Um dos focos está na regularização dos registros de CAR que se sobrepõem a florestas públicas não destinadas — áreas frequentemente associadas à grilagem. De acordo com o Observatório do Código Florestal, cerca de 18,3% dos mais de 7 milhões de registros no sistema se encontram nessa situação.
Para acessar a matéria, clique aqui.

