Codevasf lança Geoportal sobre bacias hidrográficas e projetos de desenvolvimento

Indicadores geográficos e dados sobre bacias hidrográficas e municípios. Essas são algumas das informações presentes no Geoportal Codevasf, ferramenta para acesso a conteúdos geoespaciais da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), disponível para acesso no site da Empresa. O Geoportal Codevasf, lançado na última quinta-feira (13/07), é uma ferramenta de suporte a iniciativas de desenvolvimento regional e de conhecimento de territórios e projetos da Companhia.

“As informações consolidadas no Geoportal são relevantes para orientação técnica de ações da Codevasf, para análise de características específicas de cada estado e município e para identificação de oportunidades de desenvolvimento nas diferentes áreas de atuação da Empresa. Essas informações estarão agora disponíveis para outros órgãos de governo e para a sociedade, e são especialmente úteis em contextos de pesquisa e de formulação de projetos e ações de desenvolvimento regional sustentável”, afirma o diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Artur Damasceno: Monitoramento ambiental e energético podem ser feitos com geoinformação

Ana Haliuc Bragança: Ilícitos ambientais podem ser combatidos por ferramentas geo

Imagens de satélite fundamentam multa por desmatamento em SP

O usuário do Geoportal Codevasf poderá acessar dados sobre a realidade de determinado município em relação a segurança hídrica e esgotamento, por exemplo. No campo Dados Estatísticos é possível ter acesso a dados e indicadores socioeconômicos dos 2.675 municípios que se encontram na área de atuação da Companhia, como Produto Interno Bruto dos Municípios (PIB-M), Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e coeficiente de Gini, usado para medir a concentração de renda. A composição desses indicadores sociais também está detalhada, o que facilita o entendimento e o uso dos dados.

“A geoinformação é exibida de maneira organizada e dinâmica, de modo a facilitar a leitura. Diversas ferramentas e funcionalidades estão sendo desenvolvidas para o Geoportal visando a atender necessidades corporativas e da sociedade, com destaque para os observatórios temáticos, que serão disponibilizados em breve, e geosserviços”, explica Renan Nascimento, especialista em georreferenciamento, responsável pelo projeto. O Geoportal foi desenvolvido pela Unidade de Suporte Geotecnológico da Companhia.

Entre os documentos disponíveis para consulta estão o Plano Diretor para o Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Planvasf), publicado pela Companhia em 1989, o Plano de Ação para o Desenvolvimento Integrado da Bacia do Parnaíba (Planap), publicado pela empresa em 2006, os planos de nascentes de diversas bacias hidrográficas e os Cadernos de Caracterização, que disponibilizam informações sobre unidades da Federação inseridas em novas áreas de atuação da Codevasf.

Acesse o Geoportal Codevasf: https://geoportal.codevasf.gov.br/portal/apps/sites/#/geoportal-codevasf-grkd.

Por Codevasf

Veja também

Agro e Ambiental

Agro brasileiro terá imagens de satélite em tempo real

A empresa brasileira de digitalização agrícola Solinfitec e a norte-americana Planet, operadora da maior frota comercial de satélites de observação do planeta, firmaram parceria para oferecer ao setor agrícola brasileiro imagens em tempo real e uma plataforma de inteligência artificial. O objetivo é fornecer ferramentas para a tomada de decisões

Não perca as notícias de geoinformação