Conheça o mapa mais antigo da Europa

Imagem: Denis Gliksman – Inrap

O pesquisador do Institut National de Recherches Arquélogiques Préventives (Inrap, na França), Yvan Pailler, e o pós-doutorando Clément Nicolas acabam de anunciar que a laje descoberta em um túmulo na Bretanha (noroeste da França), em 1900, é, na verdade, um mapa, o mais antigo descoberto até hoje na Europa, datado do início da Idade do Bronze, há cerca de 5.000 anos. Nessa matéria especial do site do Inrap, os dois explicam como chegaram a essa conclusão comparando uma digitalização 3D da pedra de 2,2m por 1,5m com o georreferenciamento da região do entorno do cemitério e descobrindo correspondência com uma localidade das Montanhas Negras, 30 km ao norte.

Veja aqui a reportagem completa do site do Inrap com os dois pesquisadores.

Veja também

Entrevistas e Artigos

Que instituição financeira aceitaria em garantia matrícula sem registro anterior?

A intersecção entre conservação ambiental e desenvolvimento econômico é um desafio contemporâneo que envolve múltiplos aspectos jurídicos, sociais e econômicos, particularmente em regiões com vastos recursos naturais, como ocorre no estado do Mato Grosso. A questão do registro imobiliário e da regularização fundiária acaba por se tornar um desafio para

GCNews#792 : EUA suspendem compartilhamento global de dados meteorológicos

GCNews #792 GCNews #792 | 03/08/2025 Veja online EUA suspendem compartilhamento global de dados meteorológicos 3 de agosto de 2025 Desde o início deste mês, satélites militares dos Estados Unidos deixaram de compartilhar dados meteorológicos sobre a atmosfera e os oceanos com instituições civis e o público internacional. A medida,…