G20 conta com plataforma de dados comerciais

A Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) lançou, em ocasião da reunião de cúpula do G20, o Monitor Firjan Internacional (firjan.com.br/g20), uma plataforma de inteligência comercial. O objetivo é oferecer dados e análises sobre o comércio exterior do Brasil, com foco no estado do Rio de Janeiro, os países membros do G20 e os sete convidados que participam do encontro.

A ferramenta reúne informações sobre os 27 países representados no G20 de 2024, que movimentaram uma corrente de comércio de US$ 43 bilhões com o Rio de Janeiro em 2023. Entre suas funcionalidades, a plataforma fornece análises por setor e indústria, além de um briefing geopolítico, ajudando empresários a entender as dinâmicas comerciais globais.

“A proposta do Monitor é facilitar o acesso a uma gama de informações sobre as maiores economias do mundo, apresentadas de forma prática ao empresário fluminense e brasileiro”, explica Giorgio Rossi, coordenador da Firjan Internacional. “Com filtros personalizáveis, os usuários podem encontrar dados específicos sobre seus produtos ou setores em diferentes mercados, além de acompanhar cotações de câmbio.”

A novidade foi apresentada na última quinta-feira (13) durante uma reunião do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan, com a presença de empresários fluminenses. Entre as funcionalidades da plataforma, está a voltada para o setor de importações, que permite aos usuários consultar valores de frete e seguro em diferentes mercados, uma ferramenta para orientar decisões de negócios.

Com informações da Firjan

Veja também

Entrevistas e Artigos

Créditos de Carbono: É preciso estar atento aos ativos rurais e a legislação

Entrevista Ubajara Arcas Dias. Desde a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 1992, há um reconhecimento global sobre a importância de abordagens como os créditos de carbono para mitigar os efeitos adversos das atividades humanas sobre o clima. E a implementação desses projetos, especialmente na Amazônia,