IBGE divulga preliminares do teste do Censo em Paquetá

Imagem: IBGE – divulgação

O IBGE apresentou os resultados preliminares do teste para o Censo 2022 concluído no último sábado (16), na Ilha de Paquetá (RJ). Foram recenseadas 3.612 pessoas, 46,4% homens e 53,6% mulheres. Dos 1.552 domicílios particulares permanentes ocupados, 98% foram entrevistados, sendo que 96,3% receberam o recenseador presencialmente, enquanto 0,9% optaram pela Internet e outros 0,9% pelo telefone. Em 0,8%, os moradores estavam ausentes e, em 1,2%, houve recusa.

Leia também:

Paquetá foi escolhida justamente porque a ilha já tem 85% da sua população imunizada com duas doses da vacina contra a covid-19. “Paquetá foi um evento-teste importantíssimo, parte de um conjunto de ações preparatórias que têm como objetivo principal colocar em campo no ano que vem um Censo capaz de retratar com precisão o nosso Brasil”, disse o diretor de Pesquisas do IBGE, Cimar Azeredo, adiantando que, a partir de 4 de novembro, testes como esse serão realizados em outras 27 localidades, uma em cada estado do país e estrategicamente selecionadas.

Imagem: IBGE (divulgação)

Os dados divulgados sobre Paquetá mostram (acima) um rendimento médio dos responsáveis pelos domicílios de R$ 3.613,47, um percentual de domicílios com acesso à rede geral de distribuição de água de 93,5% e 72,8% deles situados em ruas arborizadas. Além disso, revelam uma pirâmide etária de uma população tipicamente envelhecida (abaixo).

Imagem: IBGE (divulgação)

Foram realizadas 1.522 entrevistas, sendo 1.007 (66,2%) a partir do questionário básico e 515 (33,8%) pelo questionário da amostra, mais detalhado. 

Fonte: Agência IBGE

Veja também

Geo e Legislação

Supersecretaria de Estudos Econômicos pode unir IBGE e Ipea sob o Ministério da Economia

Informações divulgadas pela Globonews dão conta de que, no âmbito de uma reformulação interna, o ministro da Economia, Paulo Guedes, pode anunciar esta semana a criação de uma nova Secretaria Especial, a de Estudos Econômicos. A Supersecretaria uniria a Secretaria de Política Econômica, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea)

Não perca as notícias de geoinformação