Ipaam lançou geoportal para fortalecer licenciamento ambiental no Amazonas

O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) lançou uma ferramenta de consulta que fortalecerá o licenciamento ambiental no Estado do Amazonas, o Geoportal. É um repositório de dados espaciais e não espaciais de agendas temáticas ligadas às atividades de licenciamento, fiscalização e monitoramento ambiental, que visa oferecer à sociedade maior facilidade no acesso a informações ambientais, dando transparência às ações do Instituto e dando celeridade às atividades de licenciamento.

Nas palavras do diretor-presidente do Ipaam, Juliano Valente, o portal oferece muito além da transparência às ações do órgão, mas também traz informação e vasto acesso a processos ambientais. “A pessoa interessada em licenciamento, antes de dar entrada no processo poderá consultar, por meio do portal, áreas protegidas, áreas embargadas, Unidades de Conservação, terras indígenas, processos de licenciamento e várias outras informações necessárias para que ela inicie seu processo de forma clara e ajustada ao que ela pretende, facilitando para o órgão o andamento do processo”, acentua Juliano.

Veja mais

Amazonas ganha geoportal sobre trabalho e educação

Ibama e Imagem Geosistemas lançam Pamgia, plataforma de monitoramento ambiental

Cárita Sampaio: “É urgente uma instância federal para regular geoinformação”

Os dados espaciais e não espaciais disponibilizados no Geoportal Ipaam apresentarão informações ambientais abrangendo conteúdos como mineração, pesca, desmatamento, queimadas, embargos, agropecuária, fauna, florestal e industrial.

O portal estará em constante processo de atualização e disponibilização de novos dados com referência espacial.

Com dados do Ipaam

Veja também

Geo e Legislação

Imagem da Semana: o eclipse lunar de 10 de junho

A imagem da semana é a da vista parcial do eclipse solar, nas primeiras horas do último dia 10 de junho, com o Sol nascendo por trás do prédio do Capitólio, em Washington. O eclipse foi visto sobretudo em regiões mais setentrionais, como Canadá, Escandinávia, Rússia, Mongólia e partes da

Infra e Cidades

CGU abre consulta pública sobre abertura de bases de dados

Até 25 de julho, a Controladoria-Geral da União (CGU) promove consulta pública para que a sociedade manifeste interesse pela abertura de novas bases de dados do órgão de controle. Essa iniciativa, realizada por meio da Plataforma Participa + Brasil, visa fomentar a participação cidadã e priorizar os esforços de abertura

Não perca as notícias de geoinformação