MapAju: Aracaju viabilizará geoportal para ser cidade inteligente

A modernização nos serviços públicos foi tema de um encontro virtual realizado nesta terça-feira, 1, pela Rede Cidade Digital (RCD), com a participação de prefeitos e gestores públicos da Grande Aracaju. O objetivo do evento foi apresentar novas ideias, políticas públicas disponíveis e modelos implantados nas cidades, visando estimular o investimento em tecnologia e inovação nas administrações públicas municipais.

O secretário da Fazenda de Aracaju, Jeferson Passos, foi um dos painelistas e ressaltou os três eixos que o município tem trabalhado: infraestrutura de processos internos, modernização da gestão e dos serviços disponibilizados à população.

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Obra “Direito Administrativo Geográfico” é disponibilizada de forma online e gratuita

Obra “Curso de direito da energia” é disponibilizada online e gratuita

Todo o acervo da revista National Geographic com acesso gratuito

Dentro destes três pontos, o secretário elencou algumas das principais mudanças ocorridas na administração nestes últimos anos, a exemplo da instalação da rede de fibra ótica em toda a administração; a modernização da telefonia e comunicação de dados; ativos de segurança de TI (tecnologia da informação); bem como projetos que modificaram diretamente a gestão, como a adequação da nova Lei de Licitações; a implantação do sistema de gestão de pessoas e folha; o cadastro digital de bens móveis e inventários; entre outros. 

“Há, também, aqueles projetos que tiveram reflexo direto nos serviços ofertadas à população. Foram inúmeras as mudanças adotadas, nas mais diversas áreas e com resultados extremamente expressivos, mas podemos destacar a criação do portal de serviços AjuInteligente, que concentra todos os serviços da Prefeitura de Aracaju de maneira online; o nosso prontuário eletrônico; a matrícula online a internet banda larga e Wi-Fi nas escolas da rede; o projeto de infraestrutura de dados espaciais e a criação do geoportal MapAju, que vai concentrar informações de todas as secretarias em uma só plataforma”, listou Jeferson Passos.

Espera-se que o MapAju seja uma ferramenta que possibilite a gestão mais eficiente do território da cidade, oferecendo informações geográficas detalhadas sobre infraestrutura, serviços públicos, zoneamento, planejamento urbano, entre outros aspectos relevantes para a administração municipal. Ao reunir esses dados em uma única plataforma, o MapAju otimizará a forma como a prefeitura lida com informações geoespaciais e contribuirá para a construção de uma cidade mais inteligente, integrada e preparada para enfrentar os desafios do desenvolvimento urbano.

Com informações da Prefeitura Municipal de Aracaju

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação