Maringá disponibiliza ortofoto no site da Prefeitura

Ortofoto
Ortofoto de Maringá permite uma escala de até 500:1 – imagem: Prefeitura de Maringá).

Com o objetivo de promover a digitalização e agilizar serviços públicos, a Prefeitura de Maringá (PR) disponibilizou no seu próprio site uma ortofoto de alta resolução da cidade com informações sobre as delimitações das quadras, lotes e vias do município, além de memorial descritivo. Antes, a orfotofo, que pode ser acessada aqui, só podia ser obtida na Praça de Atendimento do Paço Municipal e mediante abertura de um protocolo.

Com uma escala de até 500:1, a imagem aérea pode ser usada por secretarias municipais, órgãos públicos, empresas e pela comunidade.

Leia também:

Feita partir de uma imagem cedida pelo Paraná Cidade, órgão do Governo do Paraná para o desenvolvimento urbano estadual, a ortofoto é um trabalho do departamento de Geoprocessamento da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech) e em articulação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Maringá (Ipplam). “A ortofoto da área urbana de Maringá tem qualidade superior às imagens disponíveis no Google Maps, por exemplo, e não tem distorções. É uma ferramenta muito importante na atualização de diversos serviços públicos”, comenta o secretário da Amtech, Edney Mossambani.

A imagem fornece medições, localizações reais e serve de base para atualizações de cadastros e serviços, podendo ser utilizada para comparar o crescimento de construções, como prédios e casas, pois existem imagens anteriores para comparação. Assim, os órgãos públicos podem atualizar de maneira real os dados dos imóveis cadastrados para cálculo do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), por exemplo.

A ortofoto pode ser usada também em outras áreas, como a segurança pública, para instalação de câmeras de monitoramento, e na arborização da cidade, apoiando a decisão de plantio de novas mudas. 

 Fonte: Prefeitura de Maringá

Veja também

Geo e Legislação

IBGE lançou 82º Anuário Estatístico do Brasil

Como parte das comemorações dos seus 87 anos, o IBGE lançou no Dia do Geógrafo (29) mais uma edição do Anuário Estatístico do Brasil (AEB), com indicadores demográficos e sociais coletados pelo próprio Instituto ao longo de 2022, bem como estatísticas econômicas e macroeconômicas de fontes externas. Este 82º anuário

Geo e Legislação

Dados do satélite Gaia mudam entendimento sobre a Galáxia

“Graças, em grande parte, ao satélite Gaia, agora é óbvio que a história da Via Láctea é muito diferente do que os astrônomos haviam entendido. Ao investigar essas pistas tentadoras, esperamos descobrir ainda mais os capítulos fascinantes do passado de nossa galáxia”. A frase acima é de Timo Prusti, cientista

Não perca as notícias de geoinformação