TRE-Ceará recomenda uso de app que aponta local de votação

Ceará
Ceará: mapa de zonas eleitorais do estado (imagem: Geografia do Voto)

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) publicou nesta quinta-feira (28) que para as eleições deste Domingo irá disponibilizar o e-Título, aplicativo mobile de georreferenciamento que aponta com precisão os locais de votação. A ferramenta está disponível desde 2016 e permite a utilização de coordenadas geográficas para localizar as seções eleitorais.

O estado possui 6.804 locais de votação, dos quais 6.657 estarão em uso no próximo pleito. Dentre esses, 6.538 estão cadastrados por georreferenciamento. “É um avanço nos serviços prestados aos eleitores, pois permite mais segurança na identificação e na localização dos locais pesquisados. No aplicativo e-Título, eleitores podem verificar a que distância estão os locais e também as rotas até eles”, afirma o chefe da Sepel, Gladson Muritiba.

Todas as zonas eleitorais cearenses e as demais zonas de todo o Brasil podem ser acessadas também na ferramenta Geografia do Voto, parceria da Agência Geocracia com o Estadão e que consolida mais de 5 bilhões de votos dos brasileiros desde 1996. Os dados são públicos do TSE e válidos para todos os cargos eleitivos, de vereador a presidente da República.

Leia também:

A Seção de Planejamento e Gerenciamento de Eleições (Sepel) do TRE é a unidade responsável por coordenar a coleta dessas informações no Ceará. Nos anos anteriores às eleições, todos os locais são vistoriados por equipes dos Cartórios Eleitorais e feito o georreferenciamento.

O e-Título está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para iOS e Android e precisa ser atualizado para dar acesso aos dados.

Os locais de votação, no entanto, também podem ser consultados por meio do site do TRE-CE. Na página inicial, clique em autoatendimento do eleitor >onde votar. Depois é só preencher os campos solicitados. Outra forma de saber o local de votação é pelo Disque Eleitor 148, que funciona das 7h às 19h até o dia da eleição.

O TRE do Ceará orienta que eleitores(as) verifiquem com antecedência seus locais de votação a fim de evitar o congestionamento dos meios de consulta perto do dia da eleição.

Fonte: TRE-CE

Veja também

Geo e Legislação

Por que brasileiros não são considerados latinos no censo dos EUA

Em 2020, ao menos 416 mil brasileiros vivendo nos Estados Unidos se identificaram como “hispânicos ou latinos” na ACS (American Community Survey), maior pesquisa domiciliar americana. O número chamou a atenção porque, em 2019, apenas 14 mil brasileiros haviam sido classificados dessa forma. Em 2021, foram 16 mil. Gostou desta

Não perca as notícias de geoinformação