Confira a atualização dos dados abertos do Arquivo Nacional

O Arquivo Nacional atualizou o conjunto de dados, contidos em suas bases de dados, sob a forma de dados abertos. A atualização cumpre o compromisso firmado no Plano de Dados Abertos do Arquivo Nacional para o biênio 2022 – 2024, podendo ser acessada no Portal de Dados Abertos do Governo Federal e no Portal AN. 

O conjunto de dados abertos do Arquivo Nacional demonstra o compromisso com a transparência e a busca pela consolidação na cultura de dados abertos, o que torna possível à sociedade o acesso e utilização dos dados e informações públicas livremente, estando sujeita, somente, às exigências que visem preservar sua proveniência e abertura. 

Gostou desta notícia? Clique aqui e receba na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Com geodados abertos, estudo aponta riscos a árvores de São Paulo
Cientistas pedem financiamento a coletores de dados abertos sobre florestas
Portugal se ajusta à política de dados abertos da UE

Veja o Plano de Dados Abertos do Arquivo Nacional. 

Informações de Gov.br

Veja também

Agro e Ambiental

Por satélite, MP constata queda no desmatamento ilegal em Mato Grosso

Idealizado pelo Ministério Público do Mato Grosso e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e outros parceiros para combater o desmatamento ilegal, o projeto Satélites Alerta acaba de apresentar seus resultados: a destruição da floresta caiu de 1.057 km2, em 2019, para 701 km2, em 2020, no Estado.

Entrevistas e Artigos

É necessário alinhar expectativas sobre BNDES bloquear financiamento por desmatamento

O BNDES anunciou, no final de março, parceria com o Mapbiomas para coibir o desmatamento por meio do bloqueio de financiamentos bancários. Para Bráulio Magalhães Fonseca, professor do Departamento de Cartografia do Instituto de Geociências da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a solução pode frustrar expectativas por força de