
O Estadão publicou nesta quarta-feira (29) um raio-x daqueles candidatos a governador do Estado de São Paulo com histórico eleitoral. A matéria utiliza os mapas gerados pela ferramenta online Geografia do Voto, uma parceria do Estadão com a Agência Geocracia que permite montar mapas de votação georreferenciados comparando candidatos de eleições federais, estaduais, distritais e municipais desde 1996.
Os mapas destacam a evolução dos votos dos sete candidatos que já disputaram outras eleições: o atual governador Rodrigo Garcia (PSDB), o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT), o ex-governador Márcio França (PSB), o ex-prefeito de São José dos Campos Felicio Ramuth (PSD), o ex-prefeito de Santana de Parnaíba Elvis Cézar (PDT), o deputado federal Vinícios Poit (NOVO) e o sindicalista Altino Junior (PSTU).
Leia também:
- Parceria Estadão-Geocracia é reconhecimento ao valor da geoinformação
- Parceria Estadão-Geocracia mapeia 5 bilhões de votos desde 1996
- Mapas eleitorais falam
A reportagem destaca alguns dados, como a força da votação de Rodrigo Garcia no centro-oeste paulista, o reduto eleitoral de Márcio França no litoral do Estado e a redução dos votos de Fernando Haddad na capital, entre a eleição de 2012 (3,3 milhões de votos), quando foi eleito prefeito, e 2018 (2,4 milhões), quando perdeu a eleição presidencial para Bolsonaro.
Os ex-ministros Tarcísio de Freitas (Republicanos) e Abraham Weintraub (PMB) e o engenheiro agrônomo Gabriel Colombo (PCB) não constam do levantamento porque não possuem histórico eleitoral.
Confira a reportagem aqui.

