PB: Atlas Filipeia ganha novas funções para acesso da população

Lançado em 2021 pela Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Planejamento (Seplan), o Atlas Filipeia está de cara nova. A ferramenta, que conta com uma infinidade de informações que podem ser acessadas de forma fácil e rápida através de um computador, tablet ou celular, teve seu layout reformulado e ganhou novas funções disponibilizadas à população.

No Atlas Filipeia, o cidadão pode ter acesso aos principais dados cartográficos da cidade, como mapas, mapa de quadra (overlay), download de documentos, acompanhar a evolução da cidade através de mapas, além de estatísticas.

Clique aqui e receba notícias na hora pelo WhatsApp

Leia mais:

Atlas reúne informações sobre os povos indígenas em Pernambuco

Conheça o primeiro Atlas criado para um país

Atlas Miller, a joia que queria evitar a 1ª circunavegação

O equipamento, que pode ser acessado por meio deste endereço eletrônico, passou por toda uma atualização no seu layout, que está mais limpo e intuitivo, facilitando para o cidadão que o acessa. Além disso, foram atualizados alguns detalhes de usabilidade.

Também foi acrescentado um menu de contatos, links úteis e estatísticas. Este último conta com informações sobre a classificação de imóveis, se eles são prediais ou territoriais. Outras estatísticas são sobre o tipo de pavimentação dos logradouros e a evolução da população de João Pessoa com o passar dos anos, com dados do IBGE.

“O importante é que todas essas ferramentas foram construídas aqui no setor de Geoprocessamento. Foram os nossos técnicos que desenvolveram tudo, com softwares livres, sem custo adicional nenhum para o poder público”, explicou Carlos Ribeiro, diretor de Geoprocessamento da Seplan.

Carlos Ribeiro também destacou os serviços mais procurados pela população. “Os serviços mais buscados são o overlay e os dados cartográficos que são muito utilizados por estudantes, arquitetos, que baixam essas informações e manuseiam de forma constante. O serviço de disponibilizar dados é muito útil para pesquisas acadêmicas, enfim, solucionar conflitos”, destacou.

Economia – Com a desmobilização destas informações pelo Atlas Filipeia, a Secretaria de Planejamento reduziu os custos com papel, já que a população não precisa mais ir até a secretaria para imprimir documentos e mapas.

Por Prefeitura de João Pessoa

Veja também

Geo e Legislação

ANTT passa a oferecer visualização gráfica em seu Portal de Dados Abertos

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) acaba de disponibilizar aos usuários do seu Portal de Dados Abertos (PDA) visualizações gráficas que complementam a informação existente. Agora, a plataforma oferece também gráficos de painéis dinâmicos segregados por modais, como números de autuações de transporte rodoviário de passageiros, quantitativo de produção

Infra e Cidades

Sudene promoverá plataforma de inteligência regional

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste já deu os primeiros passos para adicionar mais uma ferramenta tecnológica em seu portfólio de produtos e serviços voltados ao desenvolvimento regional. A autarquia iniciou as articulações para estruturar uma solução tecnológica que disponibilize dados socioeconômicos da área da Sudene, organizados de forma simples

Não perca as notícias de geoinformação