Software permite fazer passeios virtuais pelo espaço sideral

Imagem: VIRUP Gallery

Pesquisadores da Escola Politécnica de Lausanne (EPFL), na Suíça, apresentaram este mês um software ainda mais ousado que o Terra Vision e seu sucessor, o Google Earth. Trata-se do VIRUP, um ambiente de realidade virtual (RV) multi-plataforma que permite aos usuários viajar pelo espaço e pelo tempo. É possível visitar desde o Sistema Solar até os confins do Universo, passando pelas estrelas próximas, pelo Grupo local e pelo disco da Via Láctea.

Criado para fornecer a mais moderna visão dinâmica do Universo, o programa oferece simulações cosmológicas com vários bilhões de partículas, garantindo uma alta taxa de quadros por segundo, essencial para uma boa experiência de RV. É compatível com os sistemas RV padrão e com sistemas de imersão específicos, como os fornecidos por museus de astronomia, onde os visitantes experimentam visões em panorama, meia-caverna ou cúpula.

Leia também:

O VIRUP é um Software Livre C ++ / OpenGL / Qt flexível construído sobre um motor gráfico personalizado e seu código pode ser baixado diretamente do gitlab.

Confira no vídeo abaixo uma amostra do que o programa é capaz.

Veja também

Não perca as notícias de geoinformação